segunda-feira, 10 de novembro de 2008

O Egito foi o palco principal do desenvolvimento da dança do ventre.


Primitivamente, o conceito de Deus era feminino, associado a uma GRANDE MÃE. A veneração a divindades femininas era parte integrante das tradições sagradas mais antigas. Nos rituais eram realizadas danças que simbolizavam a origem da vida, através de movimentos ondulatórios rítmicos no ventre. Em vários lugares foram encontrados indícios desse tipo de ritual, como por exemplo: Mesopotâmia, Egito, Anatólia. Posteriormente, a dança passou a ser realizada exclusivamente por sacerdotisas dentro dos templos, com total sincronia com os ritmos musicais.
Embora existam ainda controvérsias sobre a origem da Dança do Ventre, a hipótese mais provável é que tenha surgido no Egito a mais ou menos 1500 a.C em rituais em que as sacerdotisas homenageavam a Deusa da fertilidade, Ísis.
Após a invasão do Egito pelo povo árabe em 638 d.C, a dança foi incorporada à cultura árabe, deixando de ser apenas prática sagrada e assumindo caráter mais festivo, passando a ser realizada em festas populares e palaciais.
A princípio, os nomes reais da Dança do ventre eram: Dança oriental, conhecida nos países árabes; Racks el Chark, que significa Dança do Leste.
A nomenclatura Dança do Ventre foi dada pelos franceses, pois nessa dança a bailarina concentrava os movimentos no quadril quase que exclusivamente.
O Egito foi o palco principal do desenvolvimento da dança do ventre. Meninas eram treinadas desde pequenas para servirem como “Canal de manifestação da Deusa Isis” nos rituais religiosos.


Perguntas freqüentes


1- Quero começar a fazer dança do ventre, mas tenho medo de ficar com barriga. A dança do ventre dá barriga?
Resposta: Isso é um mito e pode ser que essa imagem tenha sido criada devido ao fato das mulheres árabes terem o corpo com o formato diferente do nosso. Elas são mais “cheinhas” e como a dança vem de lá, as pessoas pensam que seja a prática da dança a causadora da “barriguinha”. Mas muito pelo contrário, todos os movimentos têm um papel muito importante no fortalecimento da musculatura do ventre e como conseqüência desse fortalecimento, a musculatura fica mais definida e torneada. Como o corpo da mulher tem a natureza de ser mais arredondado, a dança ajuda a afinar a cintura, definir o quadril e fortalecer a musculatura glútea.

2- Sou muito tímida, gostaria de ser mais expansiva. A dança do Ventre pode me ajudar nisso?
Resposta: Toda prática de dança permite a aquisição de uma expressão corporal maior. No caso da Dança do Ventre para a mulher, essa expressão corporal fica ainda mais acentuada, pois tecnicamente ela exige a expressão da sensualidade feminina, então, sem dúvida nenhuma, alguns limites pessoais de auto-aceitação e capacidade de se colocar e se expressar são vencidos e a timidez pode ser superada.

3- Tenho muito problema de auto-estima, não gosto do formato do meu corpo, a Dança do Ventre pode me ajudar a me sentir melhor?
Resposta: A Dança do Ventre atua no campo da expressão da sensualidade feminina. Num primeiro momento, a mulher se depara com ela mesma e com os seus limites e suas dificuldades, esse momento inicial de auto-conhecimento dura em média 6 meses. Esse é o momento mais crítico, pois todas as barreiras de auto-estima ficam expostas, mas ficam expostas para serem vencidas. Depois dessa fase vem a fase da auto-aceitação. Aceitar que embora eu seja assim, diferente, sou bonita e meu corpo pode se expressar de forma sensual e elegante. Após a fase da auto-aceitação, vem a fase da “poderosa”, que é a fase em que a mulher já conseguindo fazer os movimentos, já dançando a dança mais sensual do planeta e já sendo observada como mulher pelas outras pessoas, sente-se muito poderosa e orgulhosa de si mesma, resgatando a sua auto-estima, seu poder de sedução e a sua feminilidade no sentido estético e emocional.

4- Qual a interferência energética que a Dança do Ventre exerce nos chakras?


Resposta: A Dança do Ventre trabalha no campo da Kundalini, que é a energia mais poderosa dos nossos centros de energia, equilibrando-a e movimentando-a. Como que em um efeito “dominó”, os demais centros de energia, ou seja os demais chakras também sofrem a interferência positiva do equilíbrio do chakra básico, equilibrando-se também.

5- Quanto tempo eu levarei para estar dançando?


Resposta: Um trabalho de formação de Dançarina, leva em média de 3 a 4 anos para terminar. Cada mulher tem um ritmo diferente. Umas aprendem mais facilmente, outras levam mais tempo. Em média, para estar dançando, tendo consciência e executando os movimentos básicos e tendo um pouco de percepção musical, leva-se um ano

Nenhum comentário: